Como esquecer alguém

   Se não for intenso não vale a pena, e quando nos entregamos para alguém- seja amizade ou relacionamento-, estamos vulneráveis à decepções. A verdade é que buscamos sempre nos relacionar com pessoas compatíveis, que segundo nossa percepção nunca iriam nos decepcionar. Quando essas pessoas não suprem as expectativas que depositamos nelas, acabamos nos arrependendo de ter se deixado levar, nos arrependemos de ter criado vínculo com essas pessoas e desejamos esquecer elas. Mas a verdade é que nunca vamos conseguir esquecer alguém definitivamente.
   A "solução"-não que isso seja um grande problema à ser resolvido-, mas o subterfúgio muitas vezes é ressignificar. Ressignificar segundo o dicionário é "a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém". Dar um novo significado pra alguém que já nos machucou, ou nos fez mal não é sinônimo de esquecimento, mas sim de reconhecer que tal pessoa já marcou nossa vida, já nos fez bem (não podemos anular o fato de que se você tinha uma relação com a pessoa, provavelmente você via algo bom nela que te chamou atenção inicialmente, então de certa forma mesmo que por um momento, ela te fez bem), e reconhecer também que te fez mal -não em todos os casos-, mas de alguma forma te decepcionou e falhou contigo.
   É importante reconhecer seu valor e o propósito de toda essa situação. Às vezes as pessoas são momentos na nossa vida, e às vezes simplesmente estavam de passagem. O ser humano não foi criado preparado para lidar com as perdas, mas temos que aprender, mesmo que isso nos traga um desconforto. Como diz Marcos Almeida, "toda dor é por enquanto".
   O processo de atribuir um novo significado para alguém consiste em algumas fases, como por exemplo reconhecer e aceitar que a pessoa fez parte da tua vida (isso não tem como apagar da nossa história), e aos poucos ir considerando as coisas boas e ensinamentos que você absorveu com esse alguém. Uma vez vi um banner que me chamou muito atenção com a frase "pessoas vêm e vão, mas em vão ninguém vêm", fez muito sentido pra mim pois é exatamente isso que devemos pensar quando tentamos ignorar a existência de alguém que nos marcou. Muitas vezes queremos esquecer pessoas que nem conseguimos perdoar ainda, e isso gera cada vez mais sentimento ao invés de contê-los.
   Como diz Capital Inicial "a vida é um vai e vem, nada é pra sempre". Talvez essa seja a única verdade absoluta. Que nada na nossa vida vai ser pra sempre. Uma amizade ou um amor terreno pode durar muito, mas nunca vai ser eterno.Nem a vida é eterna. Dar um novo significado pra alguém talvez seja o primeiro passo para florir de novo depois de ser podado. :)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

sem contexto

Como achar a explicação das coisas

A vida não é curta